SOLSTÍCIOS – DIA E NOITE MAIS LARGOS DO ANO

SOLSTÍCIOS – DIA E NOITE MAIS LARGOS DO ANO
Advertisement

Solstício é uma palavra derivada do latim que significa sol (sol) e sistere (imóvel, que não se move).

O Solstício de inverno marca astronomicamente o início do inverno, no hemisfério sul acontecerá no dia 21-22 de junho e no hemisfério norte 21-22 de dezembro.

Estas datas estão relacionadas espiritualmente ao nascimento e renascimento em todas as culturas porque no inverno o Sol, a Luz, se esconde e surge a escuridão.

Os rituais são realizados pedindo para a Luz do Sol renascer e aparecer novamente.

 

ROMANOS – PERSAS

Os romanos ofereciam suas festas no solstício de inverno comemorando as Saturnalias em que reverenciavam o deus Saturno.

Eles também celebravam o nascimento de Mitra, Deus Persa.

Estas celebrações teriam sido as causadoras da data fictícia escolhida para o nascimento de Jesus com a intenção de afastar as pessoas destas festas chamadas pagãs. Hoje já sabe que de fato Jesus não nasceu em dezembro.

 

WICCA

Na tradição Wicca e nas antigas religiões pré-cristãs os templos erguidos na natureza seguiam os movimentos do Sol de forma que sempre ficassem orientados segundo a rotação dos corpos celestes.

Nas linhas do Trópico de Câncer e Capricórnio neste dia os raios solares incidem verticalmente sobre eles. Já nos Polos esta é a data em que o dia (se for verão) ou a noite (se for inverno) tem 24h ininterruptas.

Comente