PSICOLOGIA E METAFÍSICA NO SIMBOLISMO ESOTÉRICO DO NATAL

PSICOLOGIA E METAFÍSICA NO SIMBOLISMO ESOTÉRICO DO NATAL
Propaganda

 

A TRADIÇÃO

A tradição católica nos diz que Jesus nasceu na meia noite do dia 24 de dezembro. Neste dia o Sol entra no signo de Capricórnio e acontece o Solstício de Verão no hemisfério Sul com o dia mais largo do ano e o Solstício de Inverno no hemisfério Norte com a noite mais longa do ano.

O capricórnio está ligado às montanhas, as grutas, a escuridão da noite. Justamente o ambiente de uma gruta como nos contam que Jesus nasceu, numa noite fria de céu estrelado.

Imagem relacionadaNaquela época José tinha ido a Belém com Maria obrigado pelo recenseamento que  César Augusto tinha ordenado para encontrar as crianças menores de cinco anos achando que Jesus já tivesse nascido e pudesse cumprir uma leitura do oráculo que dizia que César teria seu governo tirado dele.

Maria estava grávida e chegando ao local sentiu que o bebê iria nascer, então procuraram um lugar mais afastado porque todas as pousadas estavam ocupadas e chegaram a uma gruta ou estábulo, mas de qualquer forma um lugar afastado da multidão e na escuridão da noite.

No momento do nascimento o Anjo Gabriel apareceu numa grande Luz Branca e disse aos pastores que se encontravam cuidando do rebanho durante a noite que não tivessem medo porque Ele anunciava uma grande alegria já que o Enviado tinha nascido.

Para encontrá-lo eles deveriam procurar uma manjedoura onde encontrariam um bebê envolto em faixas. Os pastores dirigiram-se a Belém e procuraram pela criança até que o acharam, mas pelo caminho contaram a todos o que o Anjo tinha dito. Então quando chegaram no estábulo eram muitas as pessoas.

Maria estava mantendo-se em estado meditativo consciente do seu papel no encaminhamento do filho para sua missão.

Aos 8 dias de nascido deram a ele o nome de Jesus.

 

 

 

PSICOLOGIA e METAFÍSICA

José e Maria representam os aspectos psicológicos do ser. Toda criança nasce de um pai e de uma mãe, mesmo nas chamadas famílias modernas, alguém assume o lugar de pai e de mãe e não há concepção sem o gene masculino e feminino.Resultado de imagem para joseph and mary

José é o intelecto, o homem, as características masculinas, lógicas e semeadoras das sementes de vida.

Maria é o coração, a alma, a mãe e as características femininas, receptivas e de criação (dar a vida).

De um coração e uma alma purificados somente pode nascer algo muito bom.

Maria e José representam a Alma Universal em sua totalidade que dá nascimento ao Filho Divino que é a CHAMA DO AMOR.

 

O Menino Deus, nasceu nos três mundos

  • O plano físico, em corpo físico, aquele que estava na manjedoura no estábulo ao lado do pai e da mãe físicos.
  • No plano espiritual como aquele que veio, Filho do Pai, para cumprir uma missão especial neste planeta naquele momento.
  • No plano mental despertando em todos daquele momento a necessidade do questionamento da vida e das condições de vida; e em toda a humanidade posteriormente deixando seu exemplo de dever, responsabilidade e cumprimento do carma.

 

 

 

 

O PRESÉPIO

Quando Maria e José procuraram abrigo numa hospedaria, ela em estado avançado de gravidez, quase na hora de dar a luz, ninguém ofereceu um lugar, não havia lugar para eles. Parece que ninguém lhes abriu uma porta ou lhes deu oportunidade de parir em lugar melhor. Estavam todos muito ocupados com festejar, comer e beber.

Além do censo de César, que fora marcado nessa época porque ele sabia que as pessoas estariam reunidas e seria mais fácil contá-las e tomar seus dados, era a comemoração das
Resultado de imagem para pesebre iluminadoSaturnálias em oferecimento a Saturno para que o frio que chegava recebesse as sementes em seu interior e as germinasse e prepara-se para a colheita no verão.

Quem está muito ocupado em beber e festejar não tem tempo para iniciar-se na vida espiritual. Jesus representa a Iniciação.

A MANJEDOURA passa a ser o símbolo de portas fechadas para a sociedade; o sacrifício; a pobreza material.

Jesus pode ser neste momento da sua vida pessoal uma ideia, a luta por um ideal, a busca pela paz e o amor.

Porém, apesar do sofrimento terreno a Luz que está sobre a cabeça do Iniciado na Espiritualidade irradia Sua força, generosidade e Amor. Esta Luz é a ESTRELA DE CINCO PONTAS,  a ESTRELA DOS MAGOS ou ESTRELA DE BELÉM. (Veja

Maria e José são símbolos da vida interior de cada um; aqueles que repudiam a Maria estão secos na alma; vivem apenas através da ração e do intelecto que nem sempre é conhecimento, mas apenas matéria, e vive separando, criticando sem acrescentar e estão sempre descontes com a vida e com medo. 

 

 

 

 

O ESTÁBULO
Na hora do nascimento não havia ninguém com eles, somente um boi e um burro. Imagem relacionada

O estábulo representa o corpo físico, onde os processos espirituais se materializam; o boi (ou touro) representa a presença do planeta Vênus e a força do Amor; o burro representa a influencia de Saturno, é o homem velho, a personalidade humana que terá que ser deixada para que o novo, o Amor, viva.

O burro é ADÃO, teimoso, mas bom servidor do Senhor. O boi é Jesus que terá que mostrar ainda seu trabalho. Os dois estavam lá, um de cada lado, aquecendo o menino com sua respiração.  O boi e o burro não estão para trazer problemas ou brigas entre si; o novo e o velho devem aprender que cada um tem seu tempo um tem que aprender ainda a fazer e o outro pode ensinar o que sabe para que tudo seja melhor feito ainda.

Os pastores levaram o melhor que tinham, suas riquezas, ovelhas e cães de guarda e sementes e grãos para que nada lhes faltara naqueles dias. O Anjo avisou do nascimento e assim também quando alguém é Iniciado recebe o convite para doar o melhor que tiver porque a vida material, corpo precisa de alimentos, mas a Alma precisa de generosidade. Todos temos riquezas para doar se reconhecermos a grandiosidade do Divino, a Abundância da Criação. Estes são os verdadeiros pastores que trabalham e oferecem do que tem sem egoísmo e não se fazem de VITIMAS, nem reclamam (nem por dentro nem por fora; nem com lamentações nem guardando mágoas e raiva).

 

 

 

Sobre o autor

Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. /// En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

CONTATO RAKEL POSSI

 

WhatsApp - Rakel Possi

Celular - WhatsApp

+55 (13) 991511707

 


 

Email - Rakel Possi

E-mail

[email protected]

 


 

Messenger - Rakel Possi

Messenger - Facebook

Click para enviar mensagem

 

Facebook Rakel Possi

Instagram Rakel Possi