COMO EXU SE TORNOU MENSAGEIRO DE OLORUM

COMO EXU SE TORNOU MENSAGEIRO DE OLORUM
Advertisement

Exu era o Orixá mais jovem e, por isto, era o último a ser cumprimentado, mas ele desejava ser homenageado pelos outros.
Assim, Exu foi consultar o babalaô que lhe disse que oferecera um ebô com três penas de papagaio vermelho, quinze búzios, azeite-de-dendê e outros ingredientes tudo numa folha nova de palmeira. Exu fez o ebô e o babalaô lhe disse para usar uma das penas amarrada na cabeça por três meses e nesse tempo não poderia carregar nada sobre ela.

Olorum decidiu que queria ver todos os Orixás para ver se eles estavam conseguindo cumprir na Terra todas as missões que lhe tinha encomendado. Oxu, a Lua, foi buscar a todos.

Os Orixás se prepararam com rapidez juntando todas as oferendas em trouxas e saíram carregando na cabeça. Só Exu não levava nada porque não poderia carregar nada sobre a pena. Sua cabeça estava descoberta não tinha coroa, chapéu nem carga.

Quando chegaram na frente de Olorum todos o reverenciaram e ofereceram seus presentes, mas Olorum nem precisava perguntar nada a nenhum deles porque lia suas mentes.

Então, Ele disse: ‘Aquele que usa a pena na cabeça (ecodidé) foi quem trouxe a todos; todos trouxeram oferendas e ele não trouxe nada. Ele respeitou a ordem e não carregou nada na cabeça. Ele está certo; respeitou o sinal de submissão. Daqui por diante ele será meu mensageiro, pois respeitou as ordens. Tudo o que quiserem de mim, terão que mandar me dizer por intermédio de Exu. E assim, por isso, por sua missão, decreto que ele seja homenageado antes dos mais velhos, porque ele é aquele que usa o ecodidé com respeito e submissão’.

Assim Exu se tornou o mensageiro do céu e se tornou o mais velho. Exu é o decano dos orixás. 

 

 

 

 

 

CONTATO RAKEL POSSI

 

WhatsApp - Rakel Possi

Celular - WhatsApp

+55 (13) 991511707

 


 

Email - Rakel Possi

E-mail

[email protected]

 


 

Messenger - Rakel Possi

Messenger - Facebook

Click para enviar mensagem

 

Facebook Rakel Possi

Instagram Rakel Possi