ANO NOVO TIBETANO – MANDALA DE PROSPERIDADE

ANO NOVO TIBETANO – MANDALA DE PROSPERIDADE
Advertisement

 

MACACO DE FOGO

Esta comemoração chama-se “Losar” e é celebrada desde o século VI antes de Cristo. Nessa época o verdadeiro budismo tibetano não tinha saído do Himalaia e todos seguiam rituais xamânicos de comunhão com os deuses que eles reconheciam como fazendo parte de toda a natureza por isso seus signos têm simbolismo de animais, flores e natureza como rios, montanhas, vento, chuva.

Os verdadeiros rituais antigos tibetanos seguem ainda hoje afastados das máculas da civilização.

Estes trabalhos mágicos não tem nada de romantismo como se pensa por aqui, mas são oferendas para o mundo espiritual para que sejam retiradas as coisas negativas e que se abram os caminhos. É como se fosse uma oferenda de candomblé ou umbanda.

A lenda tibetana conta que esta data e seus rituais foram criados por uma xamã idosa que conhecendo a vida e seus mistérios se tornou uma sábia e encontrou a sincronia entre a vida e o tempo de ser e que isto tem a ver com as fases da lua.
Nesta data se oferece incenso, flores e comidas aos deuses que permanecem o ano todo protegendo o proporcionando riqueza, saúde e amor.

Esta cerimônia se chama “Gutor” e se inicia com todos fazendo a preparação da casa limpando, pintando e jogando fora o que não se usa mais. A casa tem ficar preparada para receber os bons espíritus do ano novo. Quando tudo esta limpo eles mesmos tomam banhos de ervas (limpeza) e vão ao templo para meditar e repetir mantras, principalmente algo muito importante para eles é o afastamento dos demônios que representam espíritos sem evolução (semelhante ao umbral do kardecismo) e que precisam ser encaminhados e doutrinados. Mas eles acreditam que há lugares próprios para isto no mundo cósmico e não é na Terra que se consegue por isso eles precisama ser expulsos e para isto os monges se fantasiam e usam máscaras com a intenção de assusta-los para que eles se retirem.

Em casa os rituais são todos comandados pela mulher mais idosa. Cedinho ela vai até uma bica de água, recolhe e leva para sua casa aonde manterá o ano todo. No caminho de volta procura uma árvore frondosa e alta na que coloca um prato com comida (o primeiro retirado da ceia da noite anterior) e o oferece aos antepassados que não querem afastar-se da família e permanecem atrapalhando com seus conhecimentos arraigados à epoca em que viveram. Com um pouco da água lava o tronco da árvore e pede para que se afastem.

Este é um dia especialmente importante para dedicar à vida espiritual oferecendo flores e frutas aos Budas e evitando o trabalho físico pesado. As famílias se reúnem, preparam alimentos tradicionais da data e como parte do ritual uma parte, a primeira, é oferecida aos Budas e antepassados, depois tudo se compartilha entre todos.
Soltam fogos de artifício e fazem orações pela prosperidade e saúde.

Corresponde a um dos maiores Festivais do mundo espiritual e as comemorações chegam a durar quinze dias.

 

MANDALA DE PURIFICAÇÃO E ABERTURA DO ANO NOVO TIBETANO

Desenhe uma mandala começando por um circulo de 21 cm de diâmetro. Neste circulo escreva tudo o que não quer mais que considera negativo para sua vida, inclusive doenças.
Ao redor preencha com símbolos do que espera para este ano:

– sementes representam a prosperidade e abundância de alimentos. (não esqueça de por feijão e arroz).
– flores vermelhas: amor e paixão pela vida.
– flores amarelas: vitalidade.
– fitas de cetim de 3 cm de largura, de todas as cores menos branco, com seus pedidos escritos rodeando a mandala.
– continue rodeando o círculo com frutas doces.
– doces como quindim, beijinhos, bala de coco, arroz doce, etc. (mas não brigadeiro!).
– coloque uma taça bonita com chá de erva doce adoçado com açúcar.
– velas coloridas (menos branco) pequenas e perfumadas.
– uma tigelinha com água de coco e uma com leite de coco.
– Incenso de excelente qualidade de massala ou flores.

Arrume tudo bonito a seu gosto para formar uma mandala bem equilibrada.

De noite acenda as velas o incenso.

Deixe tudo por esta noite. De manhã recolha tudo, queime o papel com as coisas negativas, e leve para um lugar bem aberto, um jardim ou praça, com plantas e limpo e entregue para que os ancestrais o protejam e abram os caminhos trazendo tudo o que foi pedido. Jogue o chã sobre as sementes e flores e também a água e o leite de coco.
Se puder amarre as fitas nos galhos da árvore.

Se mora com a família pode fazer para todos, mas não pode se fazer para outra pessoa que não more junto, nem que sejam os filhos.

CONTATO RAKEL POSSI

 

WhatsApp - Rakel Possi

Celular - WhatsApp

+55 (13) 991511707

 


 

Email - Rakel Possi

E-mail

[email protected]

 


 

Messenger - Rakel Possi

Messenger - Facebook

Click para enviar mensagem

 

Facebook Rakel Possi

Instagram Rakel Possi