2012 ARCANO V- O SUMO SACERDOTE

Advertisement

O Arcano V traz o quinto elemento, a Quintaessência, que se une no centro da cruz, aos quatro elementos externos, e os transmuta permitindo a realização do Grande Plano Divino na Terra.

Mensagem oculta (esotérica) do Arcano: Aquele que, pela contemplação da natureza e meditação profunda, perceber a Unidade atrás do véu das quatro influências do meio externo alcançará a Verdadeira Religião e se ligará de novo a Deus e à humanidade. Assim, o Papa é o religare.

A imagem representa um homem sentado à frente de duas colunas (colunas do Templo da Sabedoria) com a cabeça coberta por um chapéu especial, na mão direita segura um bastão com uma cruz que fica acima da sua cabeça. A mão esquerda se estende sobre a cabeça de duas pessoas ajoelhadas a sua frente em atitude de benção (em alguns Tarots) ou de silêncio em outros.  As pessoas estão de costas para nós o que permite que se façam interpretações variadas: podem ser dois homens, um homem e uma mulher, podem ser gêmeos. Tudo na carta sugere o momento da iniciação e o aspecto binário que trazemos à Terra e do qual precisamos nos desligar para tornarmos Uno com Deus. O Papa ou o Grande Hierofante não é Deus, mas ele traz a Lei à Terra e personifica o aspecto materno-paterno que fala, se comunica, orienta e guia sendo ainda um ser humano que pode errar, mas que quando dedicado ele mesmo à sua vida espiritual se aproxima da Pureza. Ele detém o poder e tanto pode abençoar como excomungar e como a sombra de tanta Luz pode criar fanatismo e dogmas.

O Papa negativo pode estar dentro de nós mesmos quando não aceitamos conselhos de quem sabe mais ou está acima hierarquicamente. É o pecado contra nossa própria integridade, o orgulho que leva à arrogância e ao fracasso.

O Papa positivo nos leva a ouvir a voz da consciência que nos indica seguir o caminho da Generosidade, Bondade e amor.

O pentagrama inicial o Arcano V traz a noção de livre arbítrio e da vontade exercida pelo homem para transmutar a negatividade da sua própria vida e trazer Luz.
Este símbolo gráfico, pentagrama, é a iniciativa, o esforço e o trabalho que juntos trazem a Esperança como efeito da Luz Divina na vida pessoal.
No sentido ocultista profundo o destino da humanidade é o caminho saindo da cruz (4) da matéria para o centro do pentagrama vontade e ação de transmutar ttrazendo Esperança e Luz e, posteriormente para o hexagrama (6)em que o Amor se manifesta.

Este Arcano traz novamente o sentido de respeito e obediência à Hierarquia.
O posto do Papa simboliza o de guardião do pentagrama sagrado e sua função é vigiar que a Obediência e o Respeito às Leis Naturais da vida sejam mantidos. Quem respeita a Ordem obedientemente encontra a Fé Viva, a Esperança Luminosa e o Amor Ardente que leva à Caridade.
O Papa representa para o mundo espiritual o que o Imperador é para o mundo material. É o poder da Vontade sobre a vontade na materia. A chuva de Benções sobre o desejo da vaidade e do poder.

Este é o arcano da benção (positiva) em contraposição ao desejo de mal (negativo).


PROJEÇÃO DA CARTA PARA ESTE ANO

No plano afetivo:
se estiver positiva: casamentos e uniões duráveis.
No caso do relacionamento já estar desgastado indica rupturas, divórcios.

No plano emocional: sempre uma carta positiva com incremento dos processos afetivos verdadeiros sem sentimentalismo ou dramas.

No plano físico: para os doentes recuperação da saúde; se estiver longe da vida espiritual poderá sofrer problemas mentais e depressão.
Fortalecimento de modo geral. Decisão pelo estudo para os que estavam parados e estudos superiores para os já formados.

No plano espiritual: indica a necessidade de se procurar caminhos positivos favorecendo o ingresso à Luz de uma forma menos pragmática ou fanática. Revelação dos falsos profetas. Luz da Verdade sobre os que usam magia negra sob nomes ‘de Luz’. Proteção. Procura pelo perdão.


Curiosidades: a figura do Papa foi reformulada baseada no Tarot de Marselha com o Papa da religião católica, mas o chapéu original era de chifres de Isis (curvos) com a lua cheia no centro tudo sendo dominado pelo bastão com cruz segurado na mão do homem e representando a dominação pela fé.

 

About The Author

CONTATO RAKEL POSSI

 

WhatsApp - Rakel Possi

Celular - WhatsApp

+55 (13) 991511707

 


 

Email - Rakel Possi

E-mail

[email protected]

 


 

Messenger - Rakel Possi

Messenger - Facebook

Click para enviar mensagem

 

Facebook Rakel Possi

Instagram Rakel Possi