VIRGEM – NA ASTROLOGIA

VIRGEM – NA ASTROLOGIA

NA ASTROLOGIA

VIRGEM  remete à pureza da terra quando ceifada, seu cheiro de frescor, pronta para receber as energias vitais das semeaduras. Seu simbolo é uma jovem carregando um ramo de espigas.

Em Virgem o supérfluo é varrido para longe para que somente o necessário tenha espaço.

O simbolo do signo sugere um acabamento perfeito que exige perfeição para termina-lo.

Suas qualidades são: autodisciplina, auto censura e auto análise; pudor, discrição.

Na mitologia egípcia é Ísis, esposa de Osíris. É a Deusa do Amor maternal; ama a todos da mesma forma sem fazer diferenças.

Na greco-romana é Ceres ou Deméter deusa das colheitas que representa a terra mãe. Ceres é a Deusa das plantas que brotam, os grãos, e do amor maternal.

No corpo físico está simbolizado nos intestinos e as funções de eliminação. Representa o auto controle, a noção de retenção e conservação; é o prender e soltar.

No hemisfério norte é o último signo do verão; após a exaltação solar de Leão o ego entra em fase de declínio; é a etapa da colheita e seleção para armazenar bem.

A função de Virgem é de selecionar, escolher, medir, organizar para poder eliminar o que não terá utilidade e guardar economicamente o que será usado ou reutilizado na hora certa. Virgem faz a limpeza realmente do que aconteceu na passagem dos outros signos da primeira metade da mandala astrológica. Este signo está radicado na Casa VI o lugar das obrigações domésticas, do trabalho rotineiro, da saúde e dos cuidados para mante-la ou recuperá-la.Resultado de imagem para wheat fields

A terra de Virgem é a dos alimentos, da agricultura, da abundância de cereais.

Seu regente é Mercúrio, mas este Mercúrio é bem diferente do de Gêmeos, sempre esperto e até extravagante; em Virgem Mercúrio é puramente mental e cerebral para poder selecionar e organizar diferente de Gêmeos em que a esperteza faz parte até do mito de ‘pés alados’. Virgem é mais sutil, ele gosta de fazer triagens, preservar-se, isolar-se, cuidar e cuidar-se. Talvez este rigor tudo seja para autoproteção frente ao temor da divisão interna.

O pudor virginiano tem muito a ver com o medo de entregar-se abertamente às paixões que levam ao descontrole emocional.

Seu comportamento é previdente, econômico; sempre pontual sendo até rígido com ele e com os outros, mesmo não externando isto com palavras seus olhos transmitem a cobrança. Possui um gosto extremo pelos detalhes; é o típico virginiano que não aguenta ver um quadro torto na casa dos outros sem ir lá acomoda-lo.

Sua existência pode ser sinônimo de dever, trabalho, esforço e quando não pode viver assim manifesta sua revolta com atitudes agressivas chegando até a ter impulsos destrutivos contra si mesmo (auto mutilação) ou contra a casa (quer jogar tudo fora sem pensar em reutilizar). Aqui vemos o Virgem aloucado, revoltado, anti conformista.

O que leva Virgem a se controlar, do ponto de vista psicológico, é o medo à angústia existencial; ele pensa que não suportaria ter que enfrentar o caos em que a humanidade se encontra em situações de crises sociais em todos os aspectos como a que vivemos atualmente por aproximação do fim de uma era. Porém, às vezes este medo é tão grande que gera uma situação interna de revolta gritante que as pessoas não entendem; uma forma exageradamente realista de ver a vida pelo binóculo virginiano vendo os problemas maiores e a esperança menor do que é de fato. Apresenta aqui os dois lados bem marcados pelos exageros, algo que parece raro em Virgem, mas o que é algo virtuoso e sério, passa de repente a ser puro prazer e luxúria. É quando o virginiano poupa em tudo; ‘não come banana para não jogar a casca fora’ ou ovo pela mesma razão e depois gasta em uma roupa que provavelmente não vai usar. É muito raro, mas acontece quando está com problemas psicológicos.

 

Comente

Sobre Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Idiomas

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 216 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 216 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.