ORIGENS DA QUARESMA

ORIGENS DA QUARESMA

NO PAGANISMO

Resultado de imagem para monte de cinzasAo término do Carnaval, na quarta feira, o governo mandava limpar as ruas e queimar tudo o que estava jogado; já que as festas eram muito livres e se consumia muita carne havia muitos ossos nas ruas que poderiam proliferar doenças. Assim, ficavam grandes montes de cinzas pela cidade.
Estas cinzas representavam que a limpeza tinha sido feita.

Nas religiões antigas egípcia e outras se usava a cinza dos altares para limpeza e purificação dos frequentadores dos Templos.

O catolicismo tentou juntar as duas formas de usar as cinzas e as integrou aos Rituais de Páscoa.

Os primeiros sacerdotes tentaram combater as referências pagãs e como não conseguiram elas foram adicionadas aos rituais da igreja.

 

 

 

 

NO CRISTIANISMO

Desde a antiguidade e as culturas pagãs as pessoas se preparavam para fazer a Iniciação ou Comunhão Pascal com a intenção de comemorar a abundância que esperavam a terra lhes retribuísse em suas colheitas.

Resultado de imagem para jejum de quaresmaTodos os Sacerdotes aconselhavam que se fizesse um período de jejum para purificar o corpo interna e externamente e ele deveria começar na 4º feira depois do carnaval e serviria para dar início à Quaresma.

No início o jejum era de um dia para alguns e para outros de três dias. Nos primórdios da Igreja Cristã seguiu-se com esta prática, porém segundo alguns historiadores o tempo de jejum era de quarenta horas que seria o tempo em que Jesus teria ficado na cruz.

Para muitos este era um tempo justo para congregar as pessoas em torno do ideal Cristão.

Com o passar dos anos e o aumento das pessoas que buscavam a Iniciação Pascal a igreja teve que fazer uma revisão desse tempo porque não era suficiente para orientar e cuidar de tantos novos cristãos com o Batismo.

Então, no Concilio de Niceia, 325 d.C, decidiu-se que a partir dessa data a Quaresma seria de quarenta dias. Antes deste Concilio não existia o ‘conceito da Páscoa Cristã’ porque era mais um ritual tomado de outras crenças. Os quarenta dias eram exigidos às pessoas com profissões consideradas ‘sujas’ e que portanto precisam se ‘limpar’ antes do Batismo: lutadores; limpadores de rua; cabeleireiros, os que trabalhavam nas catacumbas  e outros deste tipo.

 

 

REFERÊNCIAS DA NUMEROLOGIA

Na literatura BíbliResultado de imagem para quarenta dias na bíbliaca se faz referência muitas vezes ao número 40.

Estas são alguns das citações mais importantes.

 

A inundação (Noé) durou 40 dias e 40 noites.

As cerimônias de embalsamento de Jacó duraram 40 dias.

O Êxodo israelita dura 40 dias nos quais receberam milagres.

Moisés jejuou duas vezes por 40 dias no Monte sinai: a primeira vez depois de receber a Tábua das Leis e a segunda vez ao descobrir a traição dos israelitas com a construção do bezerro de Ouro.

 

 

 

Comente

Sobre Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Idiomas

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 138 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 138 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.