O LÓTUS e o LÍRIO – As flores da anunciação

O LÓTUS  e o LÍRIO  – As flores da anunciação

 

O LÓTUS  e o LÍRIO  – As flores da alma

O lótus é a flor sagrada dos hindus e dos egípcios; é o simbolo de Horus e Brahma.
Ele é encontrado em todos os Templos do Nepal e do Tibet e representa o poder de regeneração da vida e a produção da natureza pelo poder do fogo e da água.

Na mitologia do Budismo, Mahâ-Mâyâ  (ou Mahâ Devi) a mãe de Gautama Buda deu a luz seu filho anunciado pelo Bodhisattva que apareceu ao pé do seu leito com um lótus na mão.

No ocultismo o lírio tem o mesmo significado para o Ocidente.
Maria deu a luz seu filho Jesus depois da anunciação feita pelo Arcanjo Gabriel com um lírio na mão. Horus também é representado com lótus.Imagem relacionada

O lótus é o resultado do fogo e da água que nos remete ao simbolismo dual da matéria e o espírito.
O Eterno é o espírito do fogo que desperta e frutifica e cria uma forma concreta para tudo o que sai da terra ou da água.

É com o calor do fogo que se fundem e transformam os metais; a água esfria, mas não acaba com o fogo. O que elimina o fogo e o apaga é a falta de oxigênio. Ao aumentar a água o oxigênio diminui.

O lótus nasce da água, se ilumina, abre suas flores e brilha pela ação do fogo.
O lírio também traz sua brancura imaculada da terra pura. Ambos representam o espírito ou a alma que busca seu caminho.

‘No início tudo era escuridão’, dissem as escrituras sagradas, mas a Luz se fez e tudo se iluminou.
O ocidente tentou que o cristianismo ocupasse o lugar do lótus com o lírio, mas esqueceu de que a natureza se manifesta com perfeição e não através de crenças que, mesmo sendo idênticas, querem se mostrar diferentes.

Sempre que o lírio ou o lótus aparecem representam a transmutação da escuridão em Luz; é o invisível que passa do desconhecido conscientemente ao concreto como forma visível.
É o momento da ‘tomada de consciência’ em relação a situações da vida que parecem escuros, mas precisam se iluminar à Luz da sabedoria.

Este é o momento do insight em psicologia, é quando ‘acordamos’ e abrimos os olhos para poder ver melhor a realidade. A Luz e pureza do lírio e do lótus são magníficos e nos impressionam porque acionam o cérebro para a memória celular levando-nos imediatamente à boa lembrança da Luz e do Paraíso, do Éden em que tudo era Luz.

Por isso que se na meditação ou em sonhos quando aparecem lírios ou lótus sempre são bons presságios.

 

 

Comente

Sobre Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Idiomas

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 229 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 229 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.