GANESHA

GANESHA
Advertisement

 

GANESHA

OM GAN GANAPATAYE NAMAH

 

Honra ao Senhor Destruidor de todos os Obstáculos na vida material e financeira!

 

 

Ganesha faz parte da mitologia hinduísta sendo o filho mais velho de Parvati e Shiva.

 

Conta a lenda que Parvati estava grávida quando Shiva, achando que devia sair para salvar o mundo das maldades, saiu de casa sem saber da gravidez e ficou lutando longos quase 20 anos. Ao retornar para casa encontrou sua esposa junto de um jovem rapaz muito bonito. Levado pela paixão e descontrole emocional lutou com ele e cortou sua cabeça pensando que sua esposa o tinha traído com ele.
Parvati chorou desconsoladamente e lhe contou que o jovem era seu filho e disse que não poderia viver sem ele.
Chorando muito Parvati ordenou a Shiva que trouxesse imediatamente seu filho de volta à vida.
Desesperado pelo seu destempero trágico Shiva procurou orientação com o Senhor Bhrama que lhe disse para pegar a cabeça do primeiro ser que passasse pela rua e a colocasse no filho para que ele tivesse vida de novo.

Shiva saiu rapidamente à rua e o primeiro ser que passava era um elefante, cortou a cabeça dele e a colou no corpo do filho que ressuscito, mas com corpo de homem e cabeça de elefante.

Parvati não parava de chorar e o culpava mais ainda dizendo que agora todas as pessoas iriam se afastar deles pela feiúra do filho. Então Shiva ordenou ao Universo que ‘a partir de agora todo ser que quiser obter meus favores somente os terá se passar primeiro pelo meu filho’. Por isso que para conseguir algo primeiro tem que pedir a Ganesha.

Assim, Shiva colocou seu sinal o Vibhuti (ponto de cinza sagrada que todo visitante recebe em seus templos após doar uma quantia em dinheiro) e um pequeno tridente, símbolo da sua luta.

Seu nome deriva de ‘Gana’ Senhor dos Exércitos Celestiais e ‘Isha’ (Deus).  Ganesha representa este exército divino.

 

Simbolismo da imagem de Ganesha

Todo o conjunto de Ganesha sentado se assemelha à representação do OM sagrado do hinduísmo.

A trompa de elefante simboliza a conexão entre o que é terreno (ao tocar o chão para pegar os alimentos e a água) e o que é Divino (ao levantar a trompa e poder ergue-la até chegar acima da sua cabeça).

Ele tem uma barriga grande representando a fartura e abundância que Ele pode prover quando elimina seus obstáculos. (Veja a conto de Ganesha, o comilão)

Seu veículo de locomoção é um rato, muito pequeno se comparado a Ele e que logicamente não poderia carregá-lo. Mas aqui o ratinho representa a inteligência sempre rápida, a inteligência, a importância de, muitas vezes, deixar de lado a lógica para enfrentar os problemas da vida e encontrar rapidamente as soluções. O rato é um dos animais mais rápidos e inteligentes em traçar estratégias de fuga. Porém, mesmo assim, ele espera a ordem de Ganesha para poder usufruir do que consegue.

Uma das suas extremidades quebradas representa o poder que temos de desejar o mal, mas perdendo uma parte de nós. (Veja a lenda de Ganesha e a lua)

 

 

 

 

 

História de Ganesha e a Lua

 

Ganesha tinha recebido muitos doces dos seus devotos e claro, sendo guloso comeu tudo até sua barriga quase explodir. Para digerir melhor tudo isso decidiu sair para passear montado em seu rato. Nessa noite a lua estava linda brilhando no céu.
No caminho uma cobra apareceu de repente assustando o rato que pulou e fez com que Ganesha caísse. Sua grande barriga explodiu jogando doces para todos os lados. Como quem não gosta de perder nada Ele rapidamente pensou como fazer para solucionar o problema, então pegou a cobra e a amarrou a sua cintura fechando assim o estômago. Satisfeito com isto montou novamente no rato para continuar o passeio.
A Lua tinha visto tudo e ria muito de Ganesha que considerou a risada uma afronta e quebrando um dos seus braços o jogou contra ela e a partiu em duas. Também a amaldiçoou dizendo que qualquer um que olhasse para ela teria má sorte.  Ao ver isto a Lua pediu perdão a Ganesha que também viu que tinha sido exagerado, mas como uma maldição nunca pode ser eliminada, Ele conseguiu apenas diminuí-la fazendo com que, ao invés de ser partida em duas, sua fase cheia iria minguando a cada quinze dias para depois renascer, mas manteve que quem olha-se para ela nesse período (minguante) teria má sorte. Por isso que os hinduístas, na lua minguante, não olham para a lua.

 

 

Ganesha e a barriga grande

Conta a mitologia hinduísta que um dia o tesoureiro do paraíso e deus das riquezas, Kubera, foi visitar Shiva no monte Kailasa, sua residência, para receber sua bênção. Como ele era muito vaidoso e gostava de mostrar suas posses convidou Shiva para um banquete em sua casa para mostra-lhe toda sua riqueza. Grato, Shiva não pode aceitar, mas ofereceu o convite a seu filho Ganesha sem antes avisar que ele é tem um apetite insaciável. Kubera sorriu dizendo que tinha muito para oferecer com certeza e voltou para sua cidade com o filho de Shiva. Chegando lá ofereceu um banho de leite de coco e frutas, o vestiu com riquezas e ordenou que começassem a servir as comidas. O pequeno Ganesha comia tudo deleitado, e comia mais e mais, tudo o que chegava comia… Mas a comida acabou para desespero do anfitrião e Ganesha comeu as mesas, as cortinas, os enfeites, tudo, tudo… Desesperado Kubera não sabia o que fazer e enviou um mensageiro urgentemente a Shiva para que lhe orientasse. O Senhor Shiva então lhe oferecesse um punhado de arroz tostado. Quando o mensageiro chegou com o conselho Ganesha já tinha devorado metade da cidade! Prepararam rapidamente o arroz tostado e com isto Ganesha se acalmou.

Ate hoje as oferendas a Ganesha nos altares são de arroz tostado com leite de coco.

 

 

RITUAL PARA GANHESHA

 

– Primeiro tome sua estátua de Ganesha e lave-a com leite de coco. Demore alguns minutos nisto e depois enxágue e água com uma pitada de sal e açúcar. Seque com muito cuidado.

A seguir coloque a estatua de Ganesha num altar ou lugar escolhido sobre um tecido vermelho e dourado com muito brilho. Enfeite com flores amarelas e vermelhas, principalmente crisântemos.

Ofereça doces: paçoca e doce de abóbora; coloque algumas frutas não ácidas, e (não pode faltar) arroz branco tostado. Se quiser pode cortar um coco ao meio e oferecer os doces dentro deles ou colocar raspas de coco.

Todos os dias até o dia 14 de setembro (2014) recite mantras para Ganesha e faça seus pedidos. Ele atende pedidos de: dinheiro, solução de problemas na justiça, quebra de maldições, abre caminhos.

O pedido deve ser feito assim: ‘Senhor Ganesha retira todos os obstáculos que impedem o sucesso nisto que desejo alcançar (falar o pedido). OM! (3x)’

Os doces que se oferecem na Índia são: laddu, bolinhas de farinha, mandioca, açúcar (bastante) e canela, cardomomo, cravo da índia e mais a gosto e ghee (manteiga). Quer fazer em casa? Misture tudo a gosto e agregue manteiga de garrafa. Fica uma delicia!

Outro doce muito apreciado por Ganesha é o chikki feito a partir de rapadura e amendoim moído temperados com todo tipo de temperos a gosto sempre doces e amassados até formar bolinhas. Muito semelhante à paçoca.

Pode-se deixar os doces no altar até que eles estiverem bons ou levá-los a um jardim com flores.

 

 

 

Comente

Sobre Rakel Possi

Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Idiomas

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 092 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 092 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.

CONTATO RAKEL POSSI

 

WhatsApp - Rakel Possi

Celular - WhatsApp

+55 (13) 991511707

 


 

Email - Rakel Possi

E-mail

rakelpossi@rakelpossi.com

 


 

Messenger - Rakel Possi

Messenger - Facebook

Click para enviar mensagem

 

Celular - WhatsApp +55 (13) 991511707