MITOLOGIA DAS FOGUEIRAS JUNINAS

MITOLOGIA DAS FOGUEIRAS JUNINAS

Este contenido también puede ser leído en: Español

 

Com a celebração do Dia de São Pedro e São Paulo se fecha o ciclo das fogueiras às que se deu uma conotação Cristã por parte da Igreja Católica inspirando-se ou tentando se apropriar de festas típicas da época que pertenciam a outras mitologias.

Estas festas que incluem o fogo são de origem pagã nas que se acendem fogueiras ou se usam rituais com fogo celebrando a chegada do Solstício de verão, 21 de junho (no hemisfério norte) e o principal ritual se conhece por Litha, dando continuidade às fogueiras de Beltane festividade em que as pessoas dançam alegremente em torno dela.

A finalidade destes rituais era, simbolicamente, dar mais força ao Sol que a partir dessa data perde sua força até a chegada do Solstício de Inverno em que se retira (simbolicamente) para dentro da Terra e reaparece na primavera. O Sol age purificando as pessoas que o contemplam. Na noite se colhem ervas e flores para magias e cura.

Na Europa é muito festejada principalmente Itália, Espanha, Portugal (Fogueira de São Joao); Noruega (ritual de Jonsok), Dinamarca (Sankthans), Suecia (Midsommar), Finlandia (Juhannus), Estonia ((Jaanipäev) e Reino Unido (Midsummer).

 Na América Latina no Brasil (Festas Juninas); na Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Perú, Porto Rico e Venezuela se festeja mais a noite de São João que por ser a mais longa do ano se relaciona com lendas muito antigas trazidas pelos colonizadore europeios como a Lenda da Encantada (Espanha).

 

Outra celebração tradicional que se estende durante o mês de junho são as Verbenas de São Pedro que se realizam em toda Espanha e seu nome tem origem na flor verbena, miudinha e rosada, que os homens usam na lapela nos passeios e bailes.

A Igreja católica comemora no dia 29 de junho os Santos Pedro e Paulo copiando outra celebração pagã: o aniversário dos gêmeos Rómulo e Remo, respeitados como os pais de Roma que teriam sido amamentados por uma loba e então conseguiram sobreviver. 

Comente

Sobre Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 229 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 229 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.