EXU: PODER E PERIGO NOS OPOSTOS

EXU: PODER E PERIGO NOS OPOSTOS
Advertisement

Segunda feira é dia dedicado a Exu na mitologia africana-brasileira de candomblé e umbanda. Muitos têm medo de falar deste Orixá abertamente devido a tantas más informações que recebemos dele.

Seu nome representa “esfera” e é o símbolo da esfera terrestre ou terrena onde desenvolve sua missão.

Exu representa o aspecto da vida mais ligado à matéria e a justaposição de elementos opostos. Por um lado representa os elementos trazidos pelas tradições africanas e pelo outro a noção cristã de demônio.

Aparentemente seu trabalho é contraditório: ele quer apenas realizar o que pode no nível material, mais denso, aonde serve de mensageiro aos espíritos mais elevados que não conseguem descer a este plano.

O cristianismo o pinta como a personificação do demônio, no sincretismo, e para afastar os escravos deste poder que poderia defendê-los dos ataques dos senhores e amos. Por isso que as figuras conhecidas e (mal difundidas) são com expressão “demoníaca”: chifres de bode; olhos grandes e para fora; pés de animal.

Resultado de imagem para orixá exuPorém Exu é um orixá, como os outros, que não tem forma humana, mas arquétipos, e que são forças da natureza: neste caso Ele é a força que corre a Terra para solucionar problemas.

 

Em alguns centros umbandistas ainda hoje apresentam Exu como alguém a quem se teme permanecendo numa mistura desequilibrada entre cristianismo e candomblé e disto nada de bom surge devido a não haver definições. A verdadeira Umbanda respeita Exu como o Primeiro dos Orixás aquele que protege, abre caminhos e afasta energias ruins.

A identificação de Exu com o mal se faz dentro da prática da magia por pessoas que não se identificam com a Luz. Sendo Exu um espírito primário depende do seu médium para o trabalho; então quando se diz que Exu é ruim e faz trabalhos para o mal deveríamos dizer que “o médium que abre caminho para Exu se manifestar é ruim  e o agrada para que faça o mal”.

Discernimento não faz parte de Exu que geralmente quer ver satisfeitos seus desejos terrenos. Porém quando um médium trabalha com a energia de Exu para o bem é capaz de realizar grandiosos trabalhos salvando pessoas de magias do mal que poderiam chegar até mata-las. Exu sempre trabalha ao lado de um orixá ajudando-o com os serviços mais pesados, energeticamente falando. Por isso costuma se falar em Exu que vem na corrente de Ogum, ou Xangô, ou Oxum e outros.

 

EXU recebeu as encruzilhadas de Oxalá
Quando foram divididas as terras os Orixás mais expertos escolhiam as melhores para plantar e enriquecer. Como Exu estava sempre correndo levando mensagens sempre chegava atrasado para a divisão. Então Ele disse a Oxalá que lhe desse as encruzilhadas já que ninguém as queria, assim pelo menos ele teria um lugar somente seu. Exu não é naturalmente ambicioso, mas quando decide sê-lo (através do seu médium ou de quem o invoca) ele vai enfrentar e desafiar Oxalá (Deus) e assim recebe vários castigos que se manifestam em sua forma física como deformidades nas mãos (dedos em forma de garras, etc.)

Exu tenta por ordem no meio da desordem e do caos, mas por falta de entendimento (doutrinação) o faz de qualquer forma punindo a quem ele acha que deve punir ou agradando a quem lhe oferece um presente mais valioso. Sozinho Ele não tem critérios, mas quando conduzido por um médium de Luz é capaz de obras importantes para a Terra. Exu é capaz de fazer o mal para fazer o bem.

Resultado de imagem para exu ekodidé
Às vezes para resolver a vida de quem o procura tem que prejudicar a de outro. Mas, se recebe queixas de pessoas más Ele vai puni-los também.


O perigo é quando o médium trabalha somente com o mal sem se interessar em analisar e ponderar cada caso quando procurado e incorporado em Exu.

Assim, não é de Exu que se deve ter medo, mas de quem o chama e o usa. A magia representa, para os espíritos menos elevados, o desejo de dominar tudo; mas isto não passa de uma ilusão.

Usar um espírito com fins egoístas ou perversos sempre tem seu retorno.

Como Exu, a terra representa uma esfera, confiar em que este orixá sempre ficará “amarrado” no plano inferior é arriscado. Em algum momento Ele encontra um médium de Luz que o orienta e encaminha e então Ele se liberta de quem o amarrou e como resultado a pessoa que não sabia viver sem ele (para conseguir materializar seus desejos) se encontra sozinha.

A Lei do Retorno é infalível e a magia não serve a dois senhores. Há somente um caminho: a Luz.

Invoque o poder deste Orixá Poderoso somente quando estiver com o coração em paz. Ele poderá lhe ajudar muito!

E agradeça!

 

 

 

 

Comente

Sobre Rakel Possi

Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Idiomas

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 087 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 087 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.

CONTATO RAKEL POSSI

 

WhatsApp - Rakel Possi

Celular - WhatsApp

+55 (13) 991511707

 


 

Email - Rakel Possi

E-mail

rakelpossi@rakelpossi.com

 


 

Messenger - Rakel Possi

Messenger - Facebook

Click para enviar mensagem

 

Celular - WhatsApp +55 (13) 991511707