2013 – ORIXÁ REGENTE OBALUAÊ – CO-REGÊNCIA OGUM E OXÓSSI

OBALUAÊ (OMULU) é um dos orixás mais temidos porque comanda as doenças e a morte, ao igual da sua mãe Nanã, que o teve fisicamente, mas Iemanjá o criou.

Nome de nascimento OMULU, como se lhe conhece também, era muito travesso desde criança. Menino ainda saiu de casa e percorreu as vilas oferecendo seus serviços de ajudante, mas não conseguia nada. Pediu esmola, mas ninguém lhe dava nada. Ele tinha um cachorro e junto com ele se retirou ao mato e foram viver com as cobras. Omulu comia o que a mata lhe dava: folhas, frutos, raízes. Foi picado por mosquitos e ferido pelos espinhos, sua pele ficou machucada. Um dia enquanto dormia ouviu uma voz que lhe dizendo: ‘Estás pronto, levanta-te e vai cuidar do teu povo’. Omulu viu que todas as suas feridas estavam cicatrizadas, não tinha febre nem dores. Ele juntou todas suas coisas e partiu. Naquele tempo uma peste estava se espalhando e ele trazia a cura. Os que antes lhe negaram ajuda agora lhe rogavam por cura. Ele curava a todos, afastava a peste, levando em sua mão uma folha de dracena, peregum, e pintando a cabeça com efum, ossum e uági, os pós branco, vermelho e azul usados nos rituais e encantamentos. Limpava casas e aldeias com o xaxará, vassoura de fibra de coqueiro (imagem), seu instrumento de cura, seu símbolo.
A partir desse momento todos os chamaram de Obaluaê.

Mas ele também recebeu ajuda. Numa festa de orixás na qual ele não queria entrar devido a sua aparência assustadora, mesmo estando coberto tudo com palhas de coqueiro. Não resistindo assistia a tudo escondido até que num momento Iansã chegou perto dele e soprou um vento que levantou as palhas que lhe cobriam. Obaluaê sentiu que todas suas feridas se transformaram em pipocas e caíram espalhadas no barracão. Obaluaê se transformou assim num jovem belo e encantador. Ele e Iansã tornaram-se grandes amigos.

De acordo com a mitologia OMULU é o orixá velho, mais sábio, feiticeiro e guardião.
OBALUAÊ é o orixá jovem, caçador e guerreiro.

Os dois são curandeiros.

Saudação a Obaluaê: ATÔTÔ

Animal: cachorro, caranguejo e peixes de couro.  

Comidas: feijão preto, pipocas, carne de porco, inhame com pipoca.

Cor: preto com branco e/ou vermelho.

Flores: monsenhor branco.

Essência: menta e cravo.

Pedras: obsidiana negra, turmalina negra, olho de gato e ónix negro.

Ponto de força: mar (calunga grande), cemitério (calunga pequena) e lugares escuros e escondidos como cavernas.

Folhas e ervas: dracena, alamanda, coentro, babosa, pata de vaca, sete sangrias, quebra pedra e muitas outras folhas de cura.

 

Sincretismo: 

SÃO LÁZARO 

                                SÃO ROQUE 

XAPANÃ , Nosso Senhor dos Passos.

 

OBALUAÊ E 2013
Para este ano o Orixá nos traz ensinamentos e lições para aprendamos a transmutar as doenças, sejam do corpo ou da alma, e que espalhemos a Luz da cura sobre todos.

Obaluaê nos ensina o trabalho interno de transformação aceitando nossos defeitos ou problemas, mas não nos resignando a eles. Lutar para combatê-los é o caminho e logo depois, desfazer-nos das marcas da dor e sofrimento.

O Orixá das doenças é também das curas, para cada situação há uma, mas muito importante se torna o conhecer que devemos varrer para bem longe tudo o que nos contamina evitando assim que voltem.

Orixás co-regentes
Neste ano Obaluaê conta com a colaboração do Orixá OXOSSI e de OGUM seu irmão que lhe ajudou a crescer.

Ogum ensinou Oxóssi a caçar, a abrir caminhos pelas florestas e matas. Ele também lhe ensinou a defender-se dos ataques dos outros e a cuidar da sua gente.
Ogum transformou Oxóssi em provedor.

Ogum é o grande guerreiro.
Oxóssi é o grande caçador.

Veja mais sobre Oxóssi fazendo um clique AQUI

Veja mais sobre Ogum fazendo um cliqueAQUI

 

Comente

Sobre Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Idiomas

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 169 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 169 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.