XANGÔ – ORIXÁ DA RIQUEZA

COMO XANGÔ FICOU RICO
No princípio do mundo, quinze odus reunidos foram procurar os babalaôs para saber como melhorar a vida. Somente Xangô não foi porque ninguém o avisou desta reunião. Foram receitadas oferendas eficazes, mas nenhum deles fez o ebó certo.

Xangô ficou magoado por ser rejeitado e ficou sabendo da fórmula do oráculo, correu e preparou sozinho o ebó que foi pedido.

Cinco dias depois os quinze odus voltaram aos babalaôs e novamente não o avisaram porque o consideravam pobre e tinham vergonha dele. Eles saíram contentes da casa, e antes de sair, cada um ganhou uma abóbora, surpresos acharam que era pouca coisa, mas aceitaram para não ser indelicados.

Mas no caminho sentiram fome e se lembraram da casa de Xangô.

Ele os recebeu cordialmente e enquanto todos comeram, beberam e se deitaram nas esteiras de Xangô. Ao partir deixaram as abóboras em agradecimento (e porque as consideravam pouca coisa para eles mesmos!) 

Quando chegou a hora da família de Xangô comer não tinham mais comida, a mulher de Xangô brigou com ele. Xangô sem saber o que fazer abriu uma das abóboras e encontrou dentro dela muitas pedras preciosas. Abriu as abóboras uma a uma e dentro de cada uma encontrava um tesouro diferente.

Xangô ficou rico. O mais rico do lugar
.

Depois de um tempo os quinze odus voltaram aos babalâos e Xangô também foi.
Quando o Rei viu chegar as carruagens, os pajens e acompanhantes quis saber quem era aquela pessoa. Os odus olhavam tudo embasbacados.

Xangô agora era um homem rico, muito rico. Olofim, o rei, perguntou aos quinze odus o que tinham feito com as abóboras e todos se apressaram em dizer que as tinham dado a Xangô.
Então Olofim lhes contou que dentro de cada uma havia uma fortuna que ele generosamente tinha destinado a cada um de eles, mas eles tinham dado sua sorte a Xangô, o odu Obará Meji (que era o pobre).

Xangô então, ficou mais rico que seus quinze irmãos.
Era mais rico que os quinze juntos!

Comente

Sobre Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Idiomas

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 169 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 169 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.