COMO VIVIA JESUS. A COMUNIDADE ESSÊNIA


Os essênios formam um terceiro grupo social muito importante que não é mencionado na Bíblia. Os outros dois são os caduceus e fariseus. Sabe-se por fontes históricas que de fato existiam na época do governo de Roma na Judeia. Se pensa que não constam da Bíblia porque eles mesmos eram os cronistas das primeiras épocas do Cristianismo e se omitiram a si mesmos, talvez num ato de humildade.

Não há opinião unânime com relação à origem deles: alguns os consideram uma ordem mais austera dos fariseus, outros dizem que eles eram zoroastristas e há outros que acreditam serem eles budistas.
A opinião da maioria é de que eles seriam uma parte mais austera e tradicional das crenças judaicas. Se crê também que Jesus e João Batista tenham participado deste grupo. Porém João Batista era o mais zeloso dos dois; os manuscritos do Mar Morto atribuídos a ele são consideradas obras de um grupo essênio que floresceu antes da época de Jesus e durante ela.

MODO DE VIDA
Eles tinham um estilo de vida austero. O devoto vivia numa comunidade monástica e obedecia a una rotina muito regulamentada renunciando aos bens materiais assim que entravam na ordem. Oravam ao nascer do sol, passavam o dia ocupados nas tarefas rotineiras, faziam uma única refeição comunitária na qual seguiam uma dieta rigorosa tomando banho antes dela.
Os essênios acreditavam na imortalidade da alma e consultavam os profetas para fazer previsão do futuro.
Segundo Edgar Cayce eles estudavam as escrituras, astrologia, numerologia, frenologia e reencarnação.

Havia simpatizantes que levavam uma vida considerada mais normal, mais longe dos monastérios comunitários e auxiliavam nos trabalhos da Ordem. Acredita-se que não sabe muito da comunidade essênia porque eles trabalhavam no plano oculto.

Edgar Cayce nos diz que os essênios tiveram um papel muito importante nos preparos da vinda do Messias.  O nome "essênio" seria uma tradução do seu significado "expectativa" que era como eles se sentiam em relação ao seu trabalho naquela época: mantendo a expectativa da chegada do Messias e se mantinham nos ensinamentos de Melquisedec, Elias e Samuel.

Segundo as escrituras deles Maria foi uma dos doze virgens que tinham sido consagradas desde a infância para candidatas ano nascimento do messias. Maria e sua família eram membros da comunidade essênia do Monte Carmelo e sua mãe Ana já a tinha concebido com esse propósito espiritual. Os essênios ajudaram a família de Jesus pela trajetória do Egito, fugindo de Herodes e na sua volta, cinco anos depois, para se radicar em Nazaré. A educação primaria de Jesus foi supervisionada por uma mestra essênia de nome Judite.

Até hoje é provável que esta comunidade tenha membros encarnados que trabalham pelo cristianismo, tal vez um dia muito próximo teremos mais informações.

 

Bibliografia: Lives of the Master – The rest os the Jesus History
Sanderfur, Glenn,1988

Comente

Sobre Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Idiomas

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 213 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 213 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.