SERMÃO DA MONTANHA – REGRAS PARA OS DISCÍPULOS

Advertisement


E continuou Jesus:
Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde as traças e a ferrugem corroem, onde os ladrões irrompem e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não irrompem nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.
Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer e beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que as roupas?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e o vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós maior valor do que elas?

E qual de vós, com todos os seus cuidados, poder um côvado a sua estatura?

E enquanto à roupa: por que andais preocupados? Olhai para os lírios do campo, como crescem; eles não trabalham nem fiam:
Eu vós digo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.

Ora se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Por isso não andeis preocupados dizendo: que iremos comer? Ou que iremos beber? ou que iremos vestir? Porque todas essas coisas os gentios procuram. De certo vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas estas coisas.

Mas buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos preocupeis com o dia de amanhã: o dia de amanhã cuidará de si mesmo. A cada dia basta o seu mal.

Não julgueis, para não serdes julgados. Porque como julgardes, sereis também julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos.

E porque reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão.

Não deis aos cães o que é santo, nem atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.

Pedi e vos será dado; buscai e encontrareis; batei e vos será aberto; Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, a porta se abre.

E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
E pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedem!

Portanto tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós: porque esta é a lei e os profetas.

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.
Porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à Vida, e Poucos há que a encontram.

Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes.

Por seus frutos os conhecereis. Por acaso colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos cardos?
Do mesmo modo toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore má produz frutos maus.
A árvore boa não pode dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Nem todo aquele que diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? e em teu nome que expulsamos demônios? e em teu nome que fizemos maravilhas?’ Então, eu lhes direi abertamente: ‘Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade’.

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as põe em prática, assemelhá-lo-ei ao homem sensato que edificou a sua casa sobre a rocha.
E desceu a chuva, e vieram as enxurradas, e assopraram ventos, e combateram aquela casa; mas ela não caiu, porque estava alicerçada sobre a rocha.
E todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e vieram as enxurradas, e assopraram ventos, e combateram aquela casa; e ela caiu, e foi grande a sua queda.

E aconteceu que, ao terminar Jesus estas palavras, a multidão se admirou da sua doutrina:
Porquanto os ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas.

Comente

Sobre Rakel Possi

Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Idiomas

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 087 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 087 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.

CONTATO RAKEL POSSI

 

WhatsApp - Rakel Possi

Celular - WhatsApp

+55 (13) 991511707

 


 

Email - Rakel Possi

E-mail

rakelpossi@rakelpossi.com

 


 

Messenger - Rakel Possi

Messenger - Facebook

Click para enviar mensagem

 

Celular - WhatsApp +55 (13) 991511707