O TARÔ É ADIVINHAÇÃO?

 

 

 

O TARÔ É ADIVINHAÇÃO?

 O Tarô (ou Tarot) é um baralho de cartas de simbolismo misterioso e de origem desconhecida. Os desenhos das cartas representam figuras arquetípicas do nosso inconsciente coletivo. Arquétipos são figuras que refletem idéias e que se tornam aceitas por todos: a Grande Mãe, e o sentimento materno; o Velho Sábio; a bruxa má; o Divino; o dragão; a serpente; e outros.  Eles se refletem em todas as culturas.

Assim pedir para fazerem uma leitura de tarô é como pedir que o acompanhem por uma viagem interior em que você é o passageiro e o tarólogo é o guia. E para esta viagem-jornada, o tarólogo pode lhe indicar os melhores caminhos, prever se as coisas vão dar certo ou não e escolher junto o momento mais oportuno, porém, a viagem-vida é sua, e você sempre terá a última palavra. O Tarô se originou num momento em que o mundo abstrato era muito melhor aceito do que hoje e era normal se falar de forma simbólica.

Todo o material simbólico deriva da experiência humana que é comum a toda humanidade: as experiências podem ser as mesmas, mas o modo de enfrentá-las deve ser de acordo com quem está passando o momento. Podemos fazer conexões mentais e emocionais entre os símbolos impressos no Tarô e as estas experiências, mas nunca as cartas substituirão a experiência que se deve viver ou que se viveu.

De acordo com cada cultura ou Tarô interpretará seus símbolos filosóficos, mas sempre manterá a essência da carta. Assim, a Morte despertará medo em qualquer lugar do mundo por mais que se diga que ela é verdadeira, o desenho do esqueleto não é agradável de ver. E mesmo sabendo depois que esta carta não representa a morte em si, continua a despertar medo!

O Tarô é um conjunto de símbolos e sinais.

Um Sinal é representativo de algo específico e pode ser traduzido por uma palavra: o X que significa cruzamento, a mão aberta de frente que indica PARE;  o dedo indicador sobre os lábios sinalizando SILÊNCIO, e muitos outros.

 Um Símbolo representa algo que indica um significado de algo transcendente: a cruz, a Esfinge, a Hóstia, etc., e que é universal.

O Tarô é um símbolo pela sua transcendência já que há centenas de anos vem acompanhando as pessoas em tomadas de decisões através de suas representações.

Muitas cartas de Tarôs modernos têm sinais e não símbolos. Isto porque quer se favorecer a leitura rápida que não exija muito conhecimento.

Acompanhando esta Nova Era de Aquário, em que o Aguadeiro jorra a água do conhecimento para todos, o Tarô tem se popularizado. E todo o que se populariza corre o risco de se tornar simplório e vulgar.

Para se interpretar Tarô deve se estudar muito. Quanto mais se conheça da vida e dos mistérios ocultos que a ela concernem melhor será o aconselhamento. Infelizmente, o mundo imediatista e a falta de assumir responsabilidades fazem com que se reduza à simplicidade que se confunde com desconhecimento, a leitura destes símbolos antigos.

Hoje vemos em portas placas com os dizeres Lê-se Tarô, quando muitas vezes o leitor ou leitora mal sabem ler um livro de português! 

O que as pessoas confundem com intuição ou vidência é verdadeiramente preparo técnico, estudo, cultura e muita dedicação.

Portanto, meus amigos, o Tarô se interpreta, serve para aconselhar e não para adivinhar.

E se quiser ser um bom Tarólogo comece por consultar um bom especialista que lhe aconselhe sobre o melhor caminho e saiba que terá muito estudo pela frente!

 

                                        

Comente

Sobre Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Idiomas

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 167 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 167 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.