4 DE OUTUBRO: DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

4 DE OUTUBRO: DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Este contenido también puede ser leído en: Español

 

FRANCISCO DE ASSIS

Francisco de Assis nasceu em 26 de setembro de 1182, filho de um rico comerciante de sedas trazidas da França. Foi batizado como João, filho de Pedro, mas logo teve sue nome mudado para Francisco como forma de homenagear o País do qual ele trazia tantas belezas e riquezas.

Francisco criou-se como uma criança normal, sendo muito alegre, frequentava muitas festas com os jovens.  Mas logo na sua adolescência aconteceram fatos políticos que motivaram a mudança da família para Perusa, local onde também estava a família de Clara que logo viria a ser Santa Clara ou Clara de Assis.

Na sua volta a Assis, despertou nele a vontade de ficar ao lado dos sofredores auxiliando a doentes e pobres. Ao visitar uma Igreja recebeu um pedido especial de Jesus, O Cristo. Francisco sintiu que desde a cruz, o Mestre lhe pedia para restaurar a Igreja. Não bastando aquela, ele restaurou três ao tudo: a de São Damião, a de Santa Maria dos Anjos e a de São Pedro.

Seu pai estava revoltado com esta atitude e vendo que as reclamações frente ao Bispo não tinham resposta, de público no meio de uma praça, exigiu que o filho lhe devolve-se o dinheiro gasto com as reformas. Frente a isto, Francisco tira as suas roupas, as devolve ao pai e decide que a partir daquele momento ele não tem mais pai terreno, mas chama de Meu Pai, o Pai Celeste e escolhe passar todo o seu tempo futuro dedicado aos pobres.

Alguns amigos se juntam a Ele e em 1209 já são 12 os que se envolvem neste  trabalho de devoção. A Igreja, vendo nisto um momento bom para angariar jovens para sua obra, aprova através do Papa Inocêncio III a Fraternidade dos Irmãos Menores, a Primeira Ordem.

Em 1212 uma jovem senhora da nobreza, Clara de Favarone, o procurou com a intenção de juntar-se ao trabalho. Sua irmã Inês fez a mesma coisa e mais algumas amigas, surgindo assim a Fraternidade das Pobres Damas, a Segunda Ordem de Francisco. Daqui surgiu a Ordem das Irmãs Clarissa.

Muitos casados queriam também trabalhar com eles, Francisco então funda a Terceira Ordem Franciscana Secular para homens e mulheres, casados ou não, que mesmo continuando com as suas atividades normais diárias, dedicavam tempo às obras de caridade.

 Francisco ficou à frente da Ordem até 1219 quando, após uma viagem ao Oriente e vendo que alguns componentes tinham alterado as normas, decide permanecer com seu voto de pobreza e humildade sozinho. Mas a Ordem não parava de crescer e em 1221 já tinha quase 5000 frades. Em 1224 Francisco recebe as Chagas de Jesus em seu próprio corpo.

Entre 1225 e 1226 escreve vários livros entre eles o Cântico das Criaturas e o Testamento.

Neste ano Ele contrai uma doença muito grave que o mantém afastado e em sofrimento.

Em 1226 falece no sábado 03 de outubro.  Foi sepultado no dia 04 de outubro de 1226, Domingo, na Igreja de São Jorge, na cidade de Assis.

Francisco de Assis foi canonizado Santo da Igreja Católica pelo Papa Gregório IX em 1228, sendo comemorado seu dia no 04 de outubro.

Os restos mortais foram trasladados em 1230 para a Basílica de São Francisco, construída em sua homenagem.

 

Popularmente Francisco de Assis, é conhecido como o Irmão Sol por andar em contato com toda a natureza, o sol e a terra, como Ele os reverenciava. E Clara, sua eterna companheira e Alma Gêmea, como Irmã Lua.

Ele adotou a Cruz TAU derivada da cruz egipcia que os Franciscanos usam normalmente no peito.

Sua saudação era Paz e Bem, tirada da saudação oriental.
 

 

 

 

 

 

 

NA FRATERNIDADE BRANCA

Francisco de Assis é considerado uma das encarnações do Mestre Koothumi (ou Mestre KH), Mestre do Segundo Raio. Este é o Raio da Sabedoria e da Iluminação.

Por ter passado sua vida pregando a palavra de Deus e o Evangelho de Jesus entre os pobres e vivendo entre os animais silvestre, andando descalço entre eles, foi escolhido para ser o Patrono da Ecologia (Braisl) e dos animais.

Sua Oração é a mais conhecida depois do Pai Nosso (católico).

 

 

 

 

 

 

 

 

PRECE  DO  BEM  AMADO  MESTRE  KUTHUMI

Senhor, fazei-me instrumento da Vossa Paz

Onde haja ódio,

Consenti que eu semeie Amor;

Perdão, onde haja dúvida;

Esperanza, onde haja desespero;

Luz, onde haja escuridão;

Alegria, onde haja tristeza!

Ó Divino Mestre!

Permiti que eu não procure

Tanto ser consolado, quanto consolar;

Ser compreendido, quanto compreender;

Ser amado, quanto amar;

Porque é dando que recebemos;

Perdoando, que somos perdoados;

E assim nascemos para a vida eterna.

EU SOU   EU SOU   EU SOU

 

 

 

 

 

 

Comente

Sobre Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 213 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 213 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.