VÉSICA PISCIS

VÉSICA PISCIS

VÉSICA PISCIS

A forma geométrica Vésica Piscis é uma das mais antigas de que se tem conhecimento. A palavra Vésica em latim significa bexiga e Piscis, peixe. Portanto Vésica Piscis é ‘bexiga de peixe’.
A forma deste gráfico deriva da Interseção de dois círculos, chamada por Pitágoras de ‘a medição do peixe’ que ele descrevia como a interseção do mundo ou da matéria com o espírito ou criação Divina. Todas as tradições e religiões antigas apresentavam a Vésica Piscis.
Geometricamente falando, este símbolo se compõe de duas esferas de igual rádio superpostas e entrelaçadas. No meio delas surge um desenho oval que pode ser interpretado de várias maneiras de acordo com a geometria sagrada.

Na Europa se encontra em muitas imagens do catolicismo das épocas romanas e góticas. Cristo é fechado nesta forma oval de amêndoa chamada ‘mandorla’.(que deriva da língua italiana). Esta forma geométrica faz parte de uma época em que a procura pela espiritualidade e o crescimento individual se manifestava na construção de grandes templos que se elevavam ao encontro de Deus. Ela inspirou os arcos em forma oval das catedrais góticas.

 

 


Uma outra referencia vem dos celtas, que interpretando sua forma semelhante à vagina feminina tomaram seu simbolismo para representar o momento do nascimento e da fertilidade da terra. Como na famosa fonte do Graal em Glastounbury, na Inglaterra, em que se cultuava à Deusa.
Eles fazem também uma referencia a Excalibur, a lendária espada do rei Arthur, que muitos acreditam que tenha sido enterrada nas proximidades da Abadia de Glastonbury. Segundo a Mitologia Cristã, os jardins de Chalice Well marcam o provável lugar aonde Jose de Arimateia colocou o Cálice Sagrado com as últimas gotas de sangue de Jesus.
Como as águas neste lugar tendem para a cor avermelhada encontra-se mais um ponto místico que lembra o fato cristão.
Neste lugar se celebram várias festas anuais dentre elas: os Solstícios de verão e inverno.

O Dia Mundial pela Paz, Páscoa, e o tradicional Halloween.

 Por representar a união da matéria com o Divino acredita-se que Vésica-Piscis traga harmonia a quem usa este gráfico ou no lugar em que estiver. 

 

No Tarô tradicional de Marselha, vemos o Arcano XXI O Mundo representado por uma vésica piscis encerrando em si mesmo um ser andrógino com os quatro animais dos Evangelhos Cristãos numa alusão à Mestria adquirida com as experiências da vida. No centro da figura, o Mago do Arcano I já percorreu a vida com suas experiências e se encontra agora realmente um Mago em todo o seu Poder.

 

 

 

 

Comente

Sobre Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Idiomas

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 139 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 139 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.