DIA DOS NAMORADOS

Advertisement

    

12 de junho – DIA DOS NAMORADOS

 

 

 

 ORIGEM DO DIA 
Muitos pensam que o Dia dos Namorados e o dia de San Valentin sejam a mesma coisa, mas de acordo com a história, não seria bem assim. 

– Na antiga Roma, fevereiro era o mês oficial do início da Primavera. O dia 14 de fevereiro era dedicado à Deusa Juno*, que alem da Rainha de todos os Deuses, também era considerada para os romanos a deusa das mulheres e do casamento. 

*JUNO: na Mitologia grega é chamada Hera, e é a Rainha dos Deuses. Foi irmã e esposa de Júpiter e mãe de Hebe, Vulcão e Marte. 

No dia seguinte 15 de fevereiro, celebrava-se uma festa tradicional chamada Lupercalia, em homenagem a Lupercus*, que celebrava a juventude e o amor. 

*LUPERCUS
: Deus identificado com o Deus romano Fauno que é equivalente ao Deus grego Pã. Ele é o Deus dos pastores. E associado com a caverna aonde foram encontrados Rômulo e Remo.

Era feito o sorteio dos nomes dos jovens que ficariam juntos enquanto durasse o festival e muitas vezes estes casais acabavam marcando casamento. 
Esta era considerada uma festa pagã, e assim foi combatida pela Igreja Católica como muitas outras.

Então surge  São Valentim, que era um monge que ousou enfrentar o Bispo Claudius numa época em que para ter mais soldados em guerra a igreja proibiu os casamentos, Valentim casou vários casais.

Ele foi preso e morto no dia 14 de fevereiro, ou seja, um dia antes da Lupercalia.

A igreja então disse que São Valentim seria o Patrono dos Enamorados e fez alterações na festividade para que tomasse uma ‘cara’ mais católica.

 

As TRADIÇÕES CELTAS foram a origem da Lupercalia e nos deixaram várias das simpatias que são feitas até hoje.

-Troca de presentes entre duas pessoas que se amam: trocavam-se chaves (simbolicamente a chave do coração) e colheres de pau com o nome dos dois gravados. – 

 

 – Na França na Idade Média eram sorteados nomes entre as pessoas e elas andavam com o papel com o nome cosido nas mangas durante uma semana. Se depois deste tempo costuravam o papel na anágua indicava que estavam apaixonados e aí sim, vinha o casamento.

 
-Dizem que a troca de cartões e mensagens teria começado com o próprio Valentim que deixou um bilhete para a filha do seu carcereiro pela qual teria se apaixonado. A moça cega chamava-se Asterius e conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois se apaixonaram e ela recuperou a visão. Valentim escreveu uma última carta a sua amada e a finalizou com a frase que se tornou célebre  do seu Valentim.
Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270 d.C.

Mas, foi na Corte Vitoriana, na Inglaterra a partir de 1840 que os cartões se tornaram quase obrigatórios nesta data e passaram a ser enfeitados com fitas e com frases que são típicas até hoje como: From your Valentine. (que significa: Do seu Valentin)

 No mundo todo o Dia de São Valentim não é apenas o Dia dos Namorados, mas o dia do Amor e da Amizade e se costuma dar flores e chocolates de presente.

 

CUPIDO O ANJO DO AMOR

Cupido é conhecido na Mitologia grega como Eros, filho da deusa do amor e da beleza Afrodite. 
Ele ganhou o nome de Cupido na mitologia romana que o nomeou filho da bela deusa Vênus. 
Conta a lenda que Vênus morria de inveja de Psique, uma mortal muito bonita, e pediu a Cupido que a castigasse por ser tão linda. Mas, ah o amor!,
Cupido se apaixonou por ela e se casou.

 

 -No Brasil, a data é bem menos romântica. Teria sido escolhido o mês de junho para ser o Dia dos namorados porque não havia muitas festas neste mês. O criador foi um publicitário, João Doria, em 1950. E para agradar à Igreja Católica, escolheu-se um dia antes de Santo Antonio o Santo Casamenteiro.

 

Comente

Sobre Rakel Possi

Rakel Possi

Psicóloga e Practitioner em PNL. Autora de diversos livros, ela assumiu a missão de preparar e ajudar pessoas e organizações se adaptarem melhor ao momento do universo. A competência com foco no desenvolvimento humano e ecológico é o seu forte. ___ En español: Psicóloga y Practitioner en PNL. Autora de diversos libros, asumió la misión de preparar, y ayudar, personas y organizaciones a adaptarse mejor al momento del universo. La competencia con foco en el desarrollo humano y ecológico es su fuerte.

Idiomas

Facebook Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi

Newsletter Rakel Possi Faça parte! Já somos 3 087 assinantes.
Forme parte! Ya somos 3 087 suscriptores.

Seu/Su idioma:

Não enviaremos emails e ofertas de terceiros.
No enviaremos emails y ofertas de terceros.

CONTATO RAKEL POSSI

 

WhatsApp - Rakel Possi

Celular - WhatsApp

+55 (13) 991511707

 


 

Email - Rakel Possi

E-mail

rakelpossi@rakelpossi.com

 


 

Messenger - Rakel Possi

Messenger - Facebook

Click para enviar mensagem

 

Celular - WhatsApp +55 (13) 991511707